DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA -NOVEMBRO DE 2010

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

REDAÇÃO SEMIFINALISTA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

REDAÇÃO SEMIFINALISTA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO
ESCOLA DE EEFM.MONS.JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA -CHAVAL -CEARÁ
PROFESSORA:EVANGELINA PEREIRA PACHECO
ALUNA:AMANDA RODRIGUES
9º ANO -

SEMENTES NA IMENSIDÃO

Eu nasci e cresci, em Chaval,há mais de 65 anos. Naquele tempo era mais tranquilo, a população era menor,não existiam clubes,nem energia elétrica, e o trabalho era voltado para a agricultura.

A cidade era simples e a notícia era repassada via oral. As eram de terra batida,passavam carroças,bois,animais. Carros eram raridade e quando apareciam provocavam um ajuntamento popular. As casas eram de taipa e cobertas de palha, o chão era de terra ,na sala tinha apenas alguns tamboretes : na cozinha o fogão era de lenha e os pratos de ágata;os quartos eram pequenos,tendo como móvel um baú e um urinol em cima de um banco de madeira,pois a maioria das casas não possuíam latrina. As redes passavam o dia todo atadas,pois tinham como serventia a dormida e as brincadeiras de balanço.

A cidade cresceu e com o crescimento muita coisa mudou. As casas na sua maioria são de tijolos,mas existem muitas de taipa. A mobília sofreu grandes transformações, o fogão a lenha, deu lugar ao fogão a gás, o velho baú foi trocado pelo guarda-roupa, as casas na sua maioria possuem banheiro, a lamparina deu seu lugar a luz elétrica.

Naquele tempo tudo era mais difícil e rígido. As pessoas mais novas obedeciam cegamente aos mais velhos. Os namoros eram na frente dos pais,abraços e beijos só depois do casamento. O corpo era coberto pelas roupas,diferentemente de hoje que as meninas andam praticamente nuas, as que se vestem mais são chamadas “fora de moda”.

Lembro-me de quando brincávamos de roda,de bandeira, de cair no poço e do anel. Eu e meus colegas, nos divertíamos muito. Com o advento o advento da luz elétrica acabaram-se as histórias e as brincadeiras, e só ficou a televisão diminuindo o diálogo entre as pessoas.

Na escola morríamos de medo da professora,pois os castigos eram bem severos,como ficar de joelho no milho e a palmatória. Uma coisa que eu tinha muito orgulho era dos meus pais,eu os amava e os respeitava muito,coisa que quase não se vê hoje.

Algo que quase não se fazia eram compras. Viagens só para quem tinha recursos, e esse não era o meu caso.

Eu me divertia muito com as datas comemorativas,pois eram as festas que participava e tinha oportunidade de me reunir com algumas amigas,tudo ficava animado e a cidade muito movimentada.

O povo ainda hoje vive da agricultura, da plantação de legumes e o cuidado da terra.

Hoje ainda levo uma vida difícil,mas sou muito feliz,criei todos os meus filhos com amor e carinho e vivo agora com as lembranças dos velhos tempos.

domingo, 2 de novembro de 2008

PROJETO VIAJANDO PELAS LETRAS - 2008

A Biblioteca da EEFM. Monsenhor José Carneiro da Cunha, objetivando motivar a aquisição de novos conhecimentos e estimular a criatividade dos alunos,promoveu durante os meses de Setembro e Outubro de 2008 o Projeto:Viajando pelas Letras, junto aos alunos dos 9º”A”,”B”,”C”.

PROJETO VIAJANDO PELAS LETRAS CENTRO DE MULTIMEIOS- 2008

I- CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL DO MEIO AMBIENTE DA EEFM MONS CARNEIRO 2008