EEFM. MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA
NOSSAS RAÍZES
CHAVAL/CE
FEVERIRO-2008
JUSTIFICATIVA
Em decorrência da falta de conhecimento e desvalorização da raça negra que foi responsável pela etnia brasileira, o ministério da Educação e Governo Federal, vem instituindo e implementando um conjunto de medidas e ações com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro. Uma vez que no Brasil mais de 50% da população é afro-descendente, negligenciar suas contribuições culturais é ignorar a identidade brasileira, estas contribuições estão presentes na culinária, na música, nas festas, na religiosidade, nos aspectos físicos e no vocabulário. As escolas vem assumindo o compromisso de desenvolver projetos que estimulem a formação de valores, hábitos e comportamentos éticos que respeitem as diferenças e as características próprias de grupos e minorias. È neste contexto que a EEFM. Mons. José Carneiro da Cunha se insere com o projeto Nossas Raízes, buscando valorizar estas contribuições, através de ações que promovam mudanças conceituais no discursos ideológicos, posturas e aceitação das diferenças, possibilitando assim a igualdade e a convivência harmônica entre os povos.
OBJETIVO GERAL
· Reconhecer e valorizar as contribuições do negro na formação étnica, cultural e econômica do povo brasileiro.
OBJETIVO ESPECIFICO
· Valorizar a historia do povo africano e a cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira;
· Identificar a participação e contribuição de negro e descendentes nas diferentes área do conhecimento ao longo da história;
- Promover a mudança de posturas ideológicos e conceituais na comunidade escolar.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo de forma continua sob a supervisão do Núcleo Gestor e PCAs. O público alvo serão todos os alunos da EEFM. Mons. José Carneiro da Cunha. As atividades a serem realizadas iniciarão com:
· Elaborara o projeto Nossas Raízes, envolvendo todo corpo docente da escola;
· Apresentar para a comunidade escolar as idéias e expectativas dos professores em relação ao projeto;
· Realizar seminários e estudos abordando a história do negro na sociedade antiga e contemporânea;
· Montar grupos de danças e ritmos africanos por serie e por turno;
· Realizar oficinas de pinturas abordando passagem da história;
· realizar estudos e oficinas de culinária, focando as contribuições nutricionais;
· exibir filmes e documentários sobre a historia africana e cultura afro-brasileira;
· montar gráficos informativos sobre os negros no Brasil e no Mundo;
· Elaborar gráficos destacando o negro e sua formação cientifica no mercado de trabalho;
· Realizar concursos de redação, poesias e paródias, focando as contribuições da cultura africana;
· Montar painel fotográfico com negros de destaque nas diversas áreas do conhecimento;
· Elaborar e apresentar peças teatrais focando vestuário, vocabulário e costumes africanos;
· Realizar culminância do projeto através do show “Tenda Africana”.
CRONOGRAMA
Nº | AÇÃO | MESES | ÁREA DE CONHECIMENTO | RESPONSÁVEL |
1 | Elaboração do projeto Nossas Raízes | Janeiro e fevereiro. | Todas as áreas | Núcleo Gestor e PCAs |
2 | Apresentar o projeto para a comunidade escolar (alunos, pais e comunidade) | Fevereiro. | PCAS e Núcleo Gestor. | PCAs |
3 | Realizar show cultural – abertura do trabalho do projeto. | Março | Linguagens e códigos e ciências humanas. | PCAs e professores regentes. |
4 | Colher sugestões dos alunos para a implantação das etapas e ações do projeto. | Fevereiro e Março. | Linguagens e Códigos, Ciências Natureza e Ciências Humanas. | PCAs e Professores. |
5 | Realizar seminários e estudos. | Abril a outubro. | Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. | PCA de Humanas |
6 | Montar grupos de danças e apresentar danças e ritmos africanos. | Abril a Novembro. | Linguagens Códigos. | Professores de Educação Física |
7 | Oficinas: pintura e culinária. | Maio a Novembro | Ciências Humanas e Linguagens Códigos. | PCAs Regina Cota Adriana |
8 | Exibição de filmes e documentários | Junho, Setembro e Novembro. | Ciências Humanas. | PCAs e professores |
9 | Montar gráficos informativos sobre os negros no Brasil e no Mundo | Junho | Ciências Humanas | Professores Adriane, Samuel e Rosa. |
10 | Elaborar gráficos destacando o negro e sua formação cientifica no mercado de trabalho. | Abril a setembro. | Ciências da Natureza | Professores Herivelton e Junior. |
11 | Realizar concurso de redação e poesias e paródias focando as contribuições da cultura africana. | Setembro | Linguagens e Códigos. | Francilene |
12 | Painel fotográfico destacando o negro nas diversas áreas do conhecimento. | Setembro a novembro. | Ciências Humanas | Evangelina e Adriane. |
13 | Elaborar e apresentar peças teatrais focando vestuário e vocabulário africano. | Agosto, Setembro e Novembro. | Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. | Samuel, Francilene, Rosa, Regina e Adriane. |
14 | Apresentar a Tenda Africana | Novembro | Todas as áreas e Centro multimeios. | Comunidade escolar. |
AVALIAÇÃO
O Projeto será avaliado ao longo do seu desenvolvimento, observando-se a participação e envolvimento de todo o coletivo. Em relação aos alunos a avaliação acontecerá de maneira processual, usando a metodologia de registros, observação durante as aulas e analise das produções artísticos culturais. Concluindo o projeto os alunos produzirão em tudo destacando os pontos principais, ressaltando o aprendizado. Espera-se ao final do projeto mudanças nas posturas ligadas as questões etnico-racias.
CULMINÂNCIA
Show "tenda Africana", será realizada no dia 20 de novembro, dia da consciência negra, no qual serão expostos todos os trabalhos desenvolvidos: panfletos, cartazes, documentários, fotografias, comidas de descendência afro, danças de grupos de Hip Hop, reggae, afro-axé, happy, capoeira, desfile de garotas e garotos afrodescendentes, pratos típicos afrodescendentes e apresentação de um vídeo com os registros das atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS
l Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Realações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. MEC, Brasilia - 2005.
2 comentários:
Boa tarde.
Moro em Estocolmo e por aqui trabalho com projetos culturais .
O primeiro foi Corpos Percussivos, onde trabalhamos com u mgrupo de Recife. Agora estou desejando trabalhar com capoeira de saia e danca afro brasileio. Li sobre o projeto de vcs e gostaria de saber se vcs tem material para enviar, sobre a conscientizacao do valor da cultura negra no pais?
Como é um trabalho /projeto de base nescessitamos de informacoes para poder depois ir a ambaixada, casa da cultura sueca, camara de comercio brasil - suécia etc.
Obrigado (a)
Parabéns a todos os profissionais da educação que elaboraram este projeto e a todos que contribuíram com sua realização.
O trabalho foi bem estruturado e desta forma só pode gerar bons frutos.
Adorei.
Um abraço. Denise Almeida
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